Tutorial Criando um projeto XNA

Para criar um projeto C# + XNA

  1. Abra o visual studio
  2. no menu File -> New -> Project
  3. Na janela que abriu selecione C# -> XNA Game Studio 4.0 -> Windows Game
  4. Chame o projeto de Pong e clique em OK

 

Quando você cria um projeto, o Visual Studio cria dois arquivos para você, Program.cs e Game1.cs

Program.cs é o programa principal, você não vai precisar mecher lá tão cedo, é o local onde o executável começa e onde ele instancia o Jogo.

Game1.cs é a classe onde seu jogo roda, você pode criar outras classes conforme a necessidade do projeto.

O game1 tem alguns métodos pré definidos:

  • Initialize
  • LoadContent
  • UnloadContent
  • Update
  • Draw

O initialize é onde o XNA fica sabendo o que está sendo inicializado, lá você deve inicializar suas variáveis e instanciar os objetos usados durante o jogo, ele é executado assim que o XNA assume o controle do software.

O LoadContent é o local onde você deve carregar as imagens e modelos usados durante o jogo, ele é executado logo depois do Initialize.

O UnloadContent é onde você vai limpar os objetos que armazenam imagens e modelos, ele é executado imediatamente antes do jogo ser fechado.

O Update é onde você deve fazer as atualizações, mover objetos e fazer os cálculos de Física e afins, ele é executado várias vezes por segundo (depende do conteúdo dele, em média 60 vezes por segundo).

O Draw é o método onde tudo deve ser desenhado, ele é executado 60 vezes por segundo.

 

Bom, este é o Básico do Básico de um projeto XNA, você pode obter mais tutoriais de XNA em nossa página de tutoriais.

Até um próximo tutorial.