Tutorial Básico de Pong

 

Parte 1 - Introdução

Neste tutorial vou ensinar os conceitos básicos de um jogo estilo Pong em XNA.

Na abordagem básica meu foco será o XNA, então não utilizarei conceitos de orientação a objetos e outros detalhes 'dispensáveis' em um simples e curto exemplo.

Eu comecei em C# + XNA justamente com um exemplo de Pong e coloco aqui meus agradecimentos à Tolstenko.

 

Parte 2 - Requisitos mínimos

Para a execução deste tutorial eu utilizei o Microsoft Visual Studio 2010 (C#) e o XNA Game Studio 4.0, a versão Express do Visual Studio pode ser obtida gratuitamente no site do Visual Studio e o XNA pode ser obtido aqui. (Caso os links quebrem é muito simples encontrar links novos digitando seus nomes no google)

Quando você for compilar seu jogo, dependendo da sua placa de vídeo, pode aparecer uma mensagem de erro (No suitable graphics card found) dizendo que sua placa de vídeo não suporta o XNA 4 ou que ela não está instalada, neste caso vá até o as propriedades do projeto e DESMARQUE a opção "Use HiDef ..." marcando a opção "Use Reach to access a limited....".

 

 

[Adicionar link para criar um projeto XNA]