Tutorial Básico de Pong

 

Parte 3 - Whitepixel

Bom, antes de podermos fazer coisas se mecherem em XNA, precisamos de um desenho para ser movimentado, pela simplicidade do tutorial, criaremos um simples pixel branco e o chamaremos de whitepixel, vou salvar em BMP, é só um pixel mesmo e pode ser criado direto no Visual Studio. Para isto ou vamos pelo Visual Studio ou criamos no paint ou software parecido e adicionamos.

Para fazer direto:

  1. Clique com o botão direito do mouse no projeto Content para adicionarmos o conteúdo
  2. Add -> New Item
  3. Selecione Bitmap File e coloque um nome (whitepixel.bmp para este turorial) clique em OK
  4. Reduza o tamanho para 1 pixel
  5. Salve (Ctrl + S)

  

 

Criado o arquivo agora vamos adicionar ao nosso jogo.

Abra o arquivo Game1.cs no visual studio e procure por (normalmente na linha 20)

SpriteBatch spriteBatch

GraphicsDeviceManager graphics;

Abaixo destas declarações, adicione:

Texture2D whiteTex;

Isto criará uma variável de Textura, onde armazenaremos o Whitepixel.

Feito isso vamos carregar o arquivo para nossa variavel de textura, procure pela função:

protected override void LoadContent()

e logo após a declaração do spritebatch

spriteBatch = new SpriteBatch(GraphicsDevice);

adicione a seguinte instrução:

whiteTex = Content.Load<Texture2D>("whitepixel");

A função LoadContent é responsável pela carga de conteúdo. o Xna divide em funções a inicialização, carregamento, atualização e desenho para poder otimizar cada processo, por exemplo, o desenho (Draw) deve ser atualizado a 60 fps, porém a atualização (Update) pode ser atualizado mais rapido.

Bom, está carregado, na parte 4 vamos adicionar nosso primeiro objeto que será desenhado.